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Regras da prova – Yamaha Cup 2024

– REGULAMENTO DE PROVA DE PESCA EMBARCADA AO ACHIGÃ- YAMAHA CUP PORTUGAL –

PROVA ORGANIZADA POR PORTUGAL BASS TRAIL – MUNÍCIPIO DE OLEIROS

17, 18 e 19 Maio de 2024

BARRAGEM DO CABRIL – OLEIROS

 

INSCRIÇÕES E ESCLARECIMENTOS

1. A Prova de Pesca Embarcada ao Achigã – Yamaha Cup será organizada em parceria entre o Clube Pesca FLW e o Município de Oleiros, nos dias 17, 18 e 19 de Maio de 2024, em Oleiros, na Barragem do Cabril.

2. A inscrição na prova, no valor de 160,00 Basses por embarcação, deverá ser efetuada através do noss website www.mlf.portugalbasstrail.pt na área "anglers". O comprovativo de pagamento deverá ser enviado via e-mail para: portugalbasstrail@gmail.com. A inscrição considera-se efetuada apenas após o pagamento da mesma. O pagamento deve ser feito antecipadamente até ao dia 1 de Maio para o NIB estipulado pela organização cujo titular de conta é: Portugal Bass Trail.

REGRAS GERAIS

3. A prova será efetuada de barco, com uma equipa composta por um ou dois pescadores e realizar-se-á em duas mangas. 

4. Esta equipa poderá indicar à Organização um suplente aquando da inscrição.

5.  Em ação de pesca, cada pescador só poderá usar uma cana e um carreto, podendo ter quantas quiser prontas para usar, sendo obrigatório o uso de isco artificial, em qualquer das suas versões.

6. Autoriza-se igualmente o uso de Sonar e GPS para a localização do peixe e reconhecimento da Albufeira. 

7. Os participantes poderão ser ajudados nas tarefas de carga e descarga das canas e do material para a competição. Ficam excluídos desta ação de ajuda, os sacos com as capturas, que só poderão ser manipulados pelos próprios desportistas.

8.  Cada manga terá a duração de 8 horas por dia, podendo este horário ser alterado caso a Organização assim o entenda.

9. O somatório das pesagens das duas mangas, determinará o vencedor.

10. Consideram-se válidas as capturas vivas pertencentes à espécie “Micropterus Salmoides” (Achigã) que alcancem a medida mínima de 27 centímetros. 

11. A medição será efetuada sempre com a boca do peixe fechada, desde a proeminência do lábio inferior até ao extremo mais afastado da barbatana caudal em posição natural.

12. As capturas deverão ser apresentadas vivas à pesagem. Para isso deverão ser conservadas na embarcação em viveiros oxigenados, ou por qualquer outro método adequado para o efeito, até ao momento da pesagem.

13. As equipas que apresentem à pesagem, exemplares sem a medida mínima ou mortos, serão penalizadas com o desconto do respetivo peso, no peso dos exemplares vivos com medida regulamentar

14. Pesagem intermédia: 1ª & 2ª manga 12:00 – 13:30

15. Os exemplares levados à pesagem intermédia não podem ser substituídos no final, ou seja, se uma dupla apresentar 3 exemplares de Ex. 2000 gramas + 1000 gramas + 800 gramas na intermédia, então na pesagem final só poderão apresentar mais dois (2) exemplares para completar o limite de 5 exemplares válidos.

16. O limite máximo de peixes capturados e presentes à pesagem por cada equipa é de 5 exemplares em cada manga.

17. Quando uma equipa capturar o limite máximo, poderá seguir em competição, mas a captura de um 6º exemplar implica a libertação imediata de um deles e assim sucessivamente à medida que vá conseguindo novas capturas.

18. Não é permitido transportar capturas que não sejam válidas, seja por medida ou espécie.

19. As capturas deverão chegar à pesagem a bordo dos próprios barcos. 

20. Qualquer outro procedimento contrário ao nº anterior, sem consentimento da organização, implicará a desclassificação nessa manga.

21.  Por motivos de segurança, em ação de pesca, cada embarcação não poderá transportar mais do que duas pessoas, com exceção das embarcações cujas equipas sejam acompanhadas de um fiscal a designar pela Organização. 

22. A distância mínima a manter em ação de pesca entre as embarcações é de 70 metros em linha reta.

23.  É obrigatório o uso de motores de combustão interna a 4 tempos (four stroke).

24. A organização definirá uma “zona de velocidade reduzida” marcada por uma ou mais boias, onde as embarcações terão de se deslocar a uma velocidade reduzida sem produzir ondulação sob pena de desclassificação na manga em curso.

25. Fora da “zona de velocidade reduzida”, sempre que um barco navegar com o motor de combustão interna é obrigatório o uso de colete salva-vidas e do dispositivo corta-corrente (se este estiver instalado).

26. A condução da embarcação, quando esta navegue com o motor de explosão, só poderá ser realizada por quem seja possuidor da autorização ou título de acordo com o barco que vai tripular.

27. Será proibido pescar no interior da “zona de velocidade reduzida”.

28. No final de cada manga, as tripulações terão de passar pela equipa de controlo, a quem comunicam a sua chegada, o nº de capturas realizado, dirigindo-se imediatamente ao local de acostagem, assinalado com a indicação “PESAGEM”, ondedeverão seguir para a pesagem, levando consigo as capturas.

29. Os concorrentes que chegarem ao posto de controlo com atraso sobre a hora prevista de chegada serão penalizados em 250 pontos por minuto.

30. Um atraso superior a 10 (dez) minutos implica a desclassificação na manga. 

31. Recomenda-se aos concorrentes que apresentarem peixe, que prestem atenção à respetiva pesagem. Finda a qual, deverão assinar a folha de pesagem.

32. Os peixes serão transportados, dos barcos para o local da pesagem, em sacos fornecidos pela organização ou por sacos próprios.

33. É da responsabilidade dos concorrentes a manutenção do peixe vivo, de modo a poder ser libertado em boas condições de sobrevivência na piscina oficial.

34. Todo o peixe capturado é propriedade da organização, a quem cabe a sua libertação.

35. A prestação de informações referentes à manga será realizado em briefing para o efeito a ter lugar no início de cada manga.

36. O sorteio dos voos será efetuado via online e publicado atempadamente nos meios de comunicação oficiais da organização. Os voos serão efetuados barco a barco, de 10 em 10 segundos.

37. A partida das embarcações será dada por um Júri da prova localizado num barco da Organização ou num ancoradouro, não podendo as embarcações ultrapassar a boia que delimita o final da “zona de velocidade reduzida” antes do sinal do Júri da prova. 

38. A hora de chegada de cada um dos voos acima referidos será calculada de maneira que todos os participantes pesquem as 8 horas de prova.

39. Todas as embarcações estão obrigadas, após o controlo de chegada, a dirigirem-se ao cais de desembarque. 

40. Todas as equipas que não tenham realizado qualquer captura, têm obrigatoriamente que informar o barco de controlo, bem como o responsável das pesagens na zona de pesagem oficial.

41. A Organização poderá decidir atrasar a hora de saída, ou encurtar a sua duração, em consequência de condições atmosféricas adversas ou outras razões.

42. Os concorrentes são responsáveis pelo lixo que produzam, pelo que se sugere o uso de recipientes onde guardá-lo.

43. Atitudes nocivas ao meio ambiente implicarão a desclassificação na prova.

44. O Júri de Prova é o órgão máximo e decisor na competição e será constituído por três elementos da Organização. 

45. O Júri da prova pode optar por colocar um elemento de fiscalização, um operador de imagem, uma mini câmara, ou outro aparelho de controlo estipulado pela organização no interior das embarcações que entenda. O não acatamento da norma atrás estabelecida implica a proibição de participação na manga.

46. É proibido qualquer tipo de comunicações entre fiscais e ou fiscais e outras equipas em competição, sob pena da equipa recetora dessas informações poder ser desclassificada da manga. Sendo os atletas soberanos na possibilidade de limitar as comunicações por telemóvel do fiscal.

47. Qualquer ação irregular praticada ou tentada por uma equipa e relatada pelo fiscal ao Júri de prova, será alvo de inquérito por parte deste.

48. A Organização da prova colocará também fiscais embarcados e fiscais apeados em sítios estratégicos da Albufeira, com o objetivo de fiscalizar todas as ações dos participantes.

49. No caso de surgirem casos omissos nos regulamentos, ou litígios na competição, para deliberar sobre estes assuntos, este júri poderá ser ampliado com a inclusão de dois elementos, a sortear entre os participantes que, para tal, se mostrem disponíveis.

50. Salvo em caso de emergência grave reconhecida pelo Júri, não será permitido receber ajuda desde terra ou desde outra embarcação, que não seja da organização, durante a prova. O incumprimento desta norma implicará a desclassificação da equipa na manga.

51. Salvo em casos de força maior, como tal reconhecidos pelo júri da prova, as deslocações à margem serão punidas com a desclassificação da equipa na manga.

52. Não é permitida a pesca ou a navegação nos 3 dias antecedentes à data do treino oficial do evento.

53. Nenhuma embarcação pode iniciar a prova sem ser vistoriada. Caso uma embarcação não tenha sido vistoriada, é da sua obrigação chamar a organização para o fazer. O não cumprimento desta norma implica desclassificação na prova. 

54. As embarcações serão vistoriadas à chegada antes do início previsto das mangas. Em caso de atraso na partida, ou ausência da equipa ao início da manga, apenas no final dos voos, um membro da equipa deve pedir a presença de um júri para vistoriar a embarcação e permitir a sua largada com prejuízo do tempo perdido para a equipa que terá de terminar a manga no horário do términus do seu voo.

55. A hora oficial da prova será indicada pelo relógio da Organização, que estará presente no secretariado.

56. Na Sexta-feira anterior à primeira manga, dia 17 de Maio de 2024, será considerado dia de treino oficial e terá as seguintes regras:

a) Os participantes que pretenderem treinar têm de informar a organização até dia 15 de Maio de 2024 por e-mail.

b) Tempo máximo de treino: nascer do sol às 18:00.

c) Colocação de barco obrigatoriamente em Álvaro (Oleiros) ou no Vilar da Amoreira (Pampilhosa da Serra).

d) Por cada minuto de atraso sobre as horas permitidas haverá penalização de 5 minutos sobre o horário de arranque do voo da equipa.

CLASSIFICAÇÕES

57. No final de cada manga será afixada a respetiva classificação provisória junto ao secretariado, a qual será passível de reclamação, por escrito, no período subsequente de 30 minutos, findos os quais a referida classificação se torna definitiva.

58. A classificação está visível em tempo real na página referente à prova no site https://mlf.portugalbasstrail.pt/provas/

59. Não se enquadram na presente disposição os erros ou “gralhas” da responsabilidade da organização, os quais serão corrigidos logo que sejam detetados.

60. Será atribuído, em cada uma das mangas, um ponto por cada grama de peixe válido capturado. Vencerá a manga quem tiver maior número de pontos. 

61. Vencerá a prova quem somar mais peso pescado nas duas mangas da prova.

62. A “grade” valerá 0 pontos.

63. A classificação da prova será ordenada conforme a pesagem. Os desempates serão decididos pela seguinte ordem:

a) maior número de exemplares apresentado à pesagem nos dois dias;

b) maior exemplar apresentado à pesagem;  

c) melhor pesagem em qualquer das mangas.

64. O desempate na disputa do maior exemplar do dia será realizado da seguinte forma:

a) maior peso apresentado à pesagem no dia;

65. O desempate na disputa do maior exemplar dos dois dias será realizado da seguinte forma:

a) maior peso apresentado à pesagem no somatório dos dois dias;

PRÉMIOS E TROFÉUS

66. Troféus para as dez melhores equipas no geral e diário.

67. Prémios para as dez melhores equipas e maior exemplar no geral e diário.

68. Prémios de patrocinadores.

RECLAMAÇÕES

69. Todas as reclamações previstas no presente Regulamento serão obrigatoriamente apresentadas por escrito, através de modelo próprio a solicitar no Secretariado, excetuando-se os casos em que a reclamação consistir na confrontação do peso averbado na “ficha” com o peso considerado para efeitos de classificação.

70. Toda a tripulação que for desclassificada e que pretenda reclamar de tal decisão tem o direito de solicitar a pesagem do seu peixe e respetivo registo, com vista a poder ser considerada, em caso de deferimento da reclamação.

SANÇÕES E PENALIZAÇÕES

71. Para além das previstas nos números anteriores, serão ainda aplicáveis as seguintes sanções:

72. Desclassificação na manga, em caso de incumprimento do determinado nos números 5, 17, 18, 30, 50, 51, 53, 56c,  deste regulamento.

73. A aplicação da sanção de "desclassificação na manga" determina a atribuição de zero pontos, nessa mesma manga.

74. Os descontos de pesos referidos nunca poderão exceder os pesos sobre os quais incidem, não havendo, por isso, lugar a pesos negativos. 

75. Sem prejuízo das reclamações previstas no presente Regulamento, as decisões do júri não são passíveis de recurso, sendo o seu não acatamento punido com a desclassificação na Prova.

Tipo de Sanções

INFRACÇÕES LEVES 

1. O barco que não efetuar a sua vistoria até 10 minutos antes do início da largada dos voos, terá de aguardar até ao final da largada oficial de todos os participantes, para ser vistoriado e ter autorização para o início da sua prova. Em qualquer caso, a sua hora de regresso permanecerá invariável.

2. O barco que não parta quando é chamado pelo Júri perderá a sua vez. Em qualquer caso, a sua hora de regresso permanecerá invariável.

3. Todo o participante deverá respeitar a área de estacionamento estabelecido pela organização, o não cumprimento das regras, implicará um atraso no seu início de prova até que proceda conforme as ordens da organização. Em qualquer caso, a sua hora de regresso permanecerá invariável.

INFRACÇÕES LEVES  (desconto de 250 gramas no peso das capturas) 

4. Não acatar as ordens do Júri ou Controlos ou não seguir as instruções da Organização.

5. Invadir intencionalmente a zona de pesca de outro competidor quando este se encontre em ação de pesca. 

6. Perturbar a ação de pesca de outro competidor quando realize deslocações, especialmente quando se tenha de atravessar a sua zona de pesca devido às características e orografia do terreno.

7. Começar uma manga só com um participante no barco, sem autorização do Júri.

INFRACÇÕES GRAVES (desconto de 1.000 gramas no peso das capturas) 

8. A substituição de um desportista inscrito, antes do início da competição, sem ter a autorização da Organização.

9. Mudar de barco sem autorização do Júri.

10. Vir a terra sem autorização do Júri ou sem causa justificada (força maior).

11. Continuar a pescar quando o parceiro tiver ido a terra.

12. Receber ajuda de terceiros para transportar as capturas até à pesagem, sem ter a autorização do Júri.

13. Transportar capturas de outras espécies.

14. Ultrapassar a velocidade indicada nas zonas assinaladas pela Organização.

INFRACÇÕES MUITO GRAVES (desclassificação na manga)

15. As saídas ou entradas na zona marcada como de segurança, que na opinião do Júri sejam classificadas como temerárias. 

16. A partida do participante antes da autorização do Juiz.

17. A chegada ao posto de controlo com um atraso superior a 10 minutos, sobre a hora definida para a embarcação.

18. A manobra e condução da embarcação durante a competição por quem não seja o patrão da mesma quando esta se desloque com o motor de explosão, salvo se o tripulante também disponha da autorização ou título de acordo com o barco que tripula ou em casos de necessidade, força maior.

19. A substituição de um desportista inscrito sem a devida autorização do Júri, uma vez iniciada a competição.

20. Pescar desde terra. 

21. Pescar em ação de “corrico” com a embarcação.

22. Não respeitar os fiscais e staff de prova.

23. Não respeitar os limites estabelecidos para a área de prova.

24. Não respeitar as restrições impostas pela Organização e/ou pelo POA da albufeira para as zonas especiais dentro da área de pesca.

25. Receber ou prestar ajuda desde /a terra ou desde /a um barco que não seja da Organização, salvo em situações de emergência.

26. Acostar a outra embarcação durante o decorrer da prova ou no trajeto até à pesagem dentro da área de velocidade reduzida.

27. Infringir as normas relativas a equipamentos e amostras, expressas neste Regulamento.

28. Transportar um número de capturas maior que o permitido.

29. Selecionar as capturas na zona de segurança.

30. Não acudir ao pedido de auxílio de outro barco.

31. A reiterada desobediência às ordens do Júri ou Controlos ou às instruções da Organização.

32. Dificultar ou não permitir a inspeção do seu barco por parte dos membros do Júri ou seus ajudantes.

33. Abandonar capturas fora da embarcação.

34. Entregar capturas a outra embarcação.

35. Obter capturas por qualquer método não contemplado no presente Regulamento.

36. Pescar nas zonas proibidas ou não permitidas pela Organização.

37. Lançar lixo, resto de materiais de pesca, etc.., para a água da barragem ou para as suas margens.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

76. O presente Regulamento não se sobrepõe à legislação vigente.

77. A organização não se responsabiliza por quaisquer acidentes que venham a ocorrer, porquanto será previamente efetuado um seguro de acidentes pessoais a todos os participantes e pessoal da Organização.

78. A Organização informará todos os participantes do Número de telefone de emergência, para qualquer eventualidade, este número será colocado nas credenciais dos participantes.

79. A Organização garante e responsabiliza-se pela guarda e segurança de todas as embarcações atracadas nos locais identificados para tal, durante a realização do evento.

80. Haverá no local da prova, estacionamentos identificados para as viaturas e reboques, sendo proibido o estacionamento nas rampas de acesso à água.

81. A entrega dos prémios será realizada no final da prova, em local a determinar pela Organização.

– FIM –

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