Jerkbaits no Inverno

Jerkbaits no Inverno

Águas mais frias, peixes mais letárgicos, dias mais curtos e gelados e por vezes chuva… tudo contra o Pescador. Ou não! Os peixes nunca deixam de se alimentar, apenas mudam a maneira como o fazem e acima de tudo a sua posição/localização na massa de água. É no Inverno que poderemos ter a oportunidade de fazer o peixe da nossa vida, por isso nunca devemos desistir.

Uma das amostras que gosto de utilizar no Inverno são os Jerkbaits. Procuro por norma zonas onde sei que tem peixe pasto e onde o fundo me parece propício a que estejam lá os nossos verdinhos nesta altura do ano!

Quanto à técnica em si gosto especialmente nesta altura, para não dizer mesmo unicamente, dos jerkbaits de ação suspending. Para mim é muito importante que estes sejam de qualidade e muito bem calibrados, para podermos obter a pausa que desejamos sem a amostra afundar ou subir à superfície. E recentemente com as novas tecnologias da Shimano encontrei duas amostras que em dias que o clássico jerk não está a funcionar, elas mostram as garras: a World Minnow 115 SP Flashboost e o mais pequeno mas que atinge maior profundidade BT World Diver 99SP Flashboost.

Para mim estas duas amostras têm sido as minha “muletas” deste Inverno. E como as uso?

BT World Diver 99 SP Flashboost

World Minnow 115 SP Flashboost

 

Uma cana 6’10’’ de ação Medium Fast, e um carreto de ratio 6 ou 7 com uma linha fluorcarbono de 10 ou 12 lb. Jerks suspending para mim pedem fluorcarbono para manter a sua ação ao máximo, especialmente nesta altura do ano.

O meu conjunto ( Shimano Poison Adrena 6’10’’m e Curado DC

      Ao contrário de outras épocas do ano procuro pescar lento, muito lento mesmo, e como o faço? Lanço e quando tenho a amostra na zona que penso ser a “Strike Zone”, paro completamente chegando às vezes a estar mais de um minuto sem dar nenhuma animação à amostra, daí a importância da ação suspending e do fluorcarbono para mim. No caso destas novas amostras, apesar de estarem completamente paradas na coluna de água, continuam a “trabalhar” com a tecnologia flashboost (as amostras com a tecnologia flashboost têm uma placa no interior que emite brilho mesmo estando parada).

 

Sistema Flashboost

Basicamente é assim que uso estas amostras e os jerks suspending nesta altura do ano, sempre aliados a uma prévia preparação do dia de pesca, tendo em conta fatores como a localização do peixe pasto e geografia do fundo.

Pode não ser o mais correto, mas é como tenho feito e tenho tido alguns resultados, daí ter ganho confiança nestas amostras e nesta técnica no Inverno.

Apesar do frio não desistam, vão pescar e tirem as vossas próprias conclusões, os peixes estão lá à nossa espera só depende de nós e da nossa persistência!