Brush Piles - Algo a explorar nas nossas águas?!

Brush Piles - Algo a explorar nas nossas águas?!

Temos variadas massas de água em Portugal de menor dimensão onde são organizadas provas de pesca ao achigã, onde as capturas muitas vezes são escassas.

A verdade é que muitas delas têm boas populações de peixes, no entanto, nem sempre estão disponíveis para os pescadores de margem por exemplo. Se acreditarmos que muitos dos peixes estão suspensos ou em zonas desconhecidas por nós, porque não criar condições para fazê-los ficarem mais acessíveis?! E ao mesmo tempo, porque não criar condições para que o peixe pasto se proteja também?!

Na América já há muitos anos que as provas são ganhas nos famosos "brush-piles" e é deles que vos iremos falar hoje!

Começamos por explicar o que são os "planted brush-piles" que nada mais são do que arbustos, pinheiros, árvores, etc colocados por pescadores em locais específicos das albufeiras. Esta técnica pode dar bons resultados em massas de água que têm pouca vegetação ou coberturas dentro de água. Não pensem que estas coberturas só ajudam os achigãs mas sim também peixe mais pequeno se identifica por lhe dar maior segurança. A ideia é colocar "coberturas" dentro de água, em zonas entre os 2 e os 4 metros, de maneira a que tanto o peixe pasto como os achigãs se sintam confortáveis para caçar/protegerem-se!

Ora, se pensarem bem, rapidamente concluiem que estão a proporcionar zonas para segurarem os achigãs mas ao mesmo tempo estão a criar zonas de proteção para por exemplo as perca-sol, que são um dos alimentos principais do achigã!

Não estamos no entanto, de modo algum, a incentivar que comecem a encher as barragens de lixo ou até de plantas invasoras aquáticas, mas sim por exemplo a colocação de árvores caídas na margem empurrá-las para a água.

Imaginem-se numa prova de margem onde a massa de água tem pouca vegetação ou estruturas na água ao nosso alcance... Podemos aproveitar os meses de níveis de água baixos para preparar algumas destas coberturas que nos irão trazer vantagens no futuro! Ou será que pescam de pato? Porque não aproveitar o mesmo para colocação deste tipo de coberturas»!

 

Usem-nas e verão os resultados em pouco tempo... Sejam inteligentes na localização destas coberturas pois as melhores irão vos proporcionar bons momentos de pesca.

 

Utilizem materiais que não poluam a massa de água como por exemplo árvores, arbustros, montes de pedras, paletes etc. Não se esqueçam de colocar peso para não saírem do local onde as colocaram e não se esqueçam de memorizar a sua localização.